quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sociedade fiscaliza ações contra a seca


ESTRATÉGIA: Conselhos Municipal de Desenvolvimento Rural ganharam força e passam a gerenciar Carro-pipa. Vão receber computadores para criar rede de informação.


     O fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural é a nova estratégia do governo do Estado para enfrenta a estiagem no interior pernambucano. Além de ganhar o poder de gerenciar a operação Carro-Pipa escolhendo os itinerários  e fiscalizando se o roteiro está sendo cumprido  os conselhos, formados por representantes da sociedade civil, serão equipados com computadores para criar uma rede de informação sobre a seca  no Estado.
        As medidas foram anunciadas  ontem  a tarde, pelo governador  Eduardo  campos, em evento no palácio  do Campo das Princesas. Dezenas de representantes de conselhos municipais de várias cidades pernambucanas estiveram na sede do executivo estadual e aprovaram as medidas. ´´essa é a decisão mais acertada que o governador poderia tomar, agora, vamos trabalhar com as pessoas das comunidades para saber onde e preciso o abastecimento de carro-pipa,''destacou Ivaneide Fernandes, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, no Sertão.
      Para Gilson Belarmino, que representa o conselho de Salgadinho, no Agreste, a decisão governamental dá credibilidade à operação Carro-Pipa. "Os conselhos vão cuidar para que não haja desvio, que os recursos sejam utilizados realmente para sua finalidade", ressaltou.
      O secretario de Agricultura e Reforma Agrária, Ranílson Ramos, afirmou que os computadores devem chegar aos conselhos em 30 dias. Todos os 10 conselhos vão receber os computadores. Com isso, vamos criar uma informativa", explicou o secretário.
      Após assinar o decreto que dá mais força aos conselhos, governador Eduardo Campos, afirmou que até o fim de junho espera que todos os 800 carros-pipa contratados estejam equipados com GPS para que tenham as rotas monitoradas.
      "Os conselhos têm até o final do mês para sugerir as rotas dos carros-pipa. É o tempo para gente contratar os equipamentos de GPS. Em meados de junho, eles já estarão funcionando na maioria dos municípios. No fim do mês, todos serão beneficiados. Não há nada melhor do que a sociedade tomando conta, pois transparência ajuda demais o gestor. Rastreado (GPS) de um lado e o povo do outro", afirmou Campos.
      Para o governador, o maior objetivo é coibir o uso político das ações emergenciais. " A sociedade organizada de cada município vai dizer o roteiro de cada um dos carros-pipa, vai priorizar os poços que precisam instalar e vão acompanhar as ações para que dessa forma gente possa fazer maior  com menos, para coibir qualquer uso político."
      Ontem, mais quatro cidades decretaram estado de emergência por causa da seca, aumentando para 90 os municípios nessa situação em todo o Estado. São elas Pedra, Saloá, Jupi, São João, todas no Agreste.
      Os representantes da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe, foi o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Magana e Porteiras, Abdias Silva de Moura e técnico do IPA Silvio José.














Nenhum comentário:

Postar um comentário