sexta-feira, 31 de agosto de 2012


IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL

 PRINCIPAIS CRENÇAS E RITOS
São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida. A Bíblia é Palavra de Deus, a única regra infalível de fé e de prática, sendo objetivo da Igreja aplicar a Palavra à vida, ao dia-a-dia.
O culto é livre, participativo, interativo, todos podem orar e testemunhar; numa Liturgia animada com Cantos, Leituras da Palavra e Comunhão, geralmente mensal. Há espaço ainda para as tomadas de posição, a consagração da vida.

HISTÓRIA DA RELIGIÃO EM PERNAMBUCO E PERSONALIDADES

A história da Igreja Evangélica Congregacional remonta aos tempos da Reforma Protestante (séc.XVI) e sua história na Inglaterra. Após o movimento reformista, um determinado grupo denominado de puritanos passou a exigir maior profundidade quanto à doutrina, culto e liturgia. Não sendo bem compreendidos, sofreram forte perseguição por parte das autoridades inglesas. Assim, migraram para a Holanda, e depois para os EUA; onde foi criada a Missão Evangelizadora que alcançou diversos países, dentre os quais, o Brasil.
O Congregacionismo no Brasil foi gerado por Roberto Reid Kalley (1809-1888), missionário escocês, médico e ministro do Evangelho, que organizou a Primeira Igreja Evangélica do Brasil em 11 de julho de 1858, em Niterói, Rio de Janeiro. A partir de então, a visão evangelizadora se voltou para o Nordeste, quando então o diácono Manoel José da Silva Viana fundou, com a presença de Roberto Reid Kalley, a Igreja Evangélica Pernambucana, isso em 19 de outubro de 1873, no Teatro Santa Isabel. Em 1913 houve um Congresso onde participaram 13 Igrejas. O Objetivo era criar uma unidade entre todas as Igrejas irmãs fundadas por Roberto Reid Kalley. Inicialmente passaram a ser chamadas de Indenominacional, depois União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, atualmente vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário